Abbas inicia visita a Portugal com encontro com Passos

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, iniciou hoje uma visita de dois dias a Portugal com um encontro com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho. Abbas e a restante comitiva palestiniana chegaram à residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, às 17:30.

Após os habituais cumprimentos e uma breve troca de palavras, em inglês, Abbas e Passos Coelho estiveram reunidos mais de 40 minutos. Os dois responsáveis não prestaram declarações aos órgãos de comunicação social presentes no local.

Na quinta-feira, Abbas reúne-se com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pelas 11:00, seguindo-se uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, prevista para as 13:00, e uma audiência com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, agendada para as 17:00.

Segundo a embaixada palestiniana em Lisboa, Abbas é acompanhado nesta visita a Portugal pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Autoridade Palestiniana, Riyad al-Malki, pelo negociador chefe, Saeb Erakat, e pelo seu porta-voz, Nabil Adu Rudeina.

A delegação chegou hoje a Lisboa, proveniente da Turquia, e permanece na capital portuguesa até sexta-feira, dia em que não está previsto qualquer encontro oficial.

Em 29 de novembro, a Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução para a elevação do estatuto da Palestina a Estado observador não-membro.

A resolução foi aprovada com 138 votos a favor, incluindo de Portugal, nove votos contra e 41 abstenções.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG