Zapatero põe à venda casa de férias de 350 mil euros

A moradia do primeiro-ministro  espanhol, localizada à beira-mar, foi  comprada com recurso a um crédito bancário

A crise quando chega é para todos, até para os líderes políticos. José Luis Zapatero parece ter também sido afectado pela problemática situação económica que afecta famílias um pouco por todo o mundo. O primeiro-ministro espanhol colocou à venda a sua casa de férias de Almería. O governante vive no Palácio da Moncloa, em Madrid, residência oficial do chefe do Governo, com a mulher, Sonsoles Espinosa, e as filhas, Laura, de 17 anos, e Alba, de 15.

A propriedade, no município de Vera, em Almería, Andaluzia, numa urbanização costeira chamada El Mirador de Vera, foi adquirida por Zapatero em 2007. O valor da vivenda, segun-do noticiou na altura o diário espanhol ABC, rondou os 440 mil euros, montante pago com recurso a um empréstimo bancário concedido pelo Banco Santander. Sonsoles Espinosa ficou como titular da propriedade, que está agora no mercado imobiliário espanhol.

Três anos depois, o chefe do Executivo espanhol decidiu vender o imóvel, após ter, sem êxito, tentado arrendá-lo. Fruto da crise do sector será também o preço de venda da luxuosa casa com três quartos, localizada num terreno de 320 metros quadrados à beira--mar, cerca de 350 mil euros, o que significa que Zapatero não obterá lucro com o negócio.

Em Espanha, circulam várias conjecturas e rumores sobre a razão que levou o casal a desfazer-se do imóvel. O facto de os terrenos adjacentes à propriedade serem susceptíveis a inundações pode estar na origem do desinteresse do político pela casa, bem como a polémica criada em torno da urbanização por altura da sua construção. Em 2009, um ex-administrador da construtora responsável pela urbanização denunciou que, alegadamente, teriam sido pagas comissões a responsáveis camarários tendo em vista a obtenção das licenças para a requalificação dos terrenos onde se situa a casa de Zapatero.

José Luis Zapatero, de 50 anos, e Sonsoles Espinosa, de 48, estão casados há 20 anos. A mulher do presidente do Governo espanhol é licenciada em Direito, mas não exerce. O líder do PSOE é primeiro-ministro há seis anos e meio.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG