Temperaturas podem chegar aos 38 graus. 26 concelhos em risco máximo de incêndio

Vinte e seis concelhos dos distritos de Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfee (IPMA) colocou também vários concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Lisboa, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Castelo Banco, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja sob aviso amarelo até às 19.00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, mas com nebulosidade matinal no litoral, vento fraco a moderado oeste/noroeste, soprando temporariamente de sudoeste no litoral Sul durante a tarde, e pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Braga) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 25 (em Viana do Castelo e Aveiro) e os 38 (em Évora e Castelo Branco).

Mais Notícias