Pandemia: Monchique passa para sete casos da covid-19

Há sete pessoas em Monchique infetadas com o SARS-Cov-2 e estão a ser realizados mais teste. A maioria são funcionários municipais que trabalham em escolas.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicava esta segunda-feira que Monchique era o único concelho do Continente sem doentes com covid-19. No mesmo dia, o presidente da autarquia, Rui André, informava que afinal existiam dois casos. Nesta terça-feira registaram-se mais três e têm-se realizado duas dezenas de testes diariamente. Esta quinta-feira, entretanto, serão testadas 105 crianças do pré-escolar.

Uma das primeiras duas pessoas infetadas foi um funcionário do município a exercer funções numa escola, que foi imediatamente encerrada na segunda-feira. E toda a população estudantil ficou em isolamento profilático até dia 27 de novembro.

Terça-feira foram conhecidos os resultados de 30 testes a contactos diretos dos dois casos iniciais e três dessas pessoas estavam infetadas, totalizando assim cinco casos de SARS-Cov-2 em Monchique.

Esta quarta-feira, passaram para sete as pessoas infetados. "Estes dois casos secundários na cadeia de transmissão pertencem aos agregados familiares de dois dos três casos que ontem testaram positivo e neste sentido, terão sido infetados a partir da mesma cadeia de contágio inicial", esclarece o presidente da autarquia, Rui André.

Esta quinta-feira, serão testadas todas as 105 crianças que frequentam o ensino Pré-escolar do Parque Escolar de S. Pedro.

Atualizado às 23:15 de quarta-feira

"Depois de longas semanas sem casos ativos no nosso concelho, recebemos a notícia de duas pessoas infetadas com covid-19. Trata-se de um casal com idades próximas dos 65 anos e que terão sido infetados por um familiar a viver noutra região do país", informou Rui André, segunda-feira no Facebook. Informação que foi atualizada na terça-feira, passando para cinco o número de infetados.

"Cumpre-me o dever de informar a população que ontem foram realizados 30 testes a contactos diretos dos dois casos já informados, dos quais resultaram 27 testes negativos e três casos positivos", escreveu ainda o presidente da Câmara Municipal de Monchique.

As três pessoas infetadas são auxiliares de ação educativa e funcionários do município, tendo sido realizados mais 40 testes nos últimos dois dias.

O surgimento de casos em equipamentos escolares levou ao encerramento das atividades e espaços desportivos, incluindo as piscinas, "até nova avaliação e meramente por razões preventivas", justifica o autarca. E, ontem, também suspenderem as aulas de catequese.

Foi colocada em isolamento profilático uma turma do 5° ano, da Escola E.B. 2,3 Manuel do Nascimento, constituída por vinte alunos.

Rui André apela à colaboração da população para que "continuem atentos e a cumprir todas as regras de segurança, assim como a evitar comportamentos de risco, a bem da nossa própria saúde e de todos aqueles com quem convivemos diariamente".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG