Farto de chuva e ansioso pelo sol de agosto? Sábado já tem motivos para sorrir

Se a chuva afastou muitos veraneantes da praia nos últimos dias, a partir desta sexta-feira o tempo começa a melhorar e no sábado Portugal já poderá contar com céu limpo e subida de temperatura.

Se a chuva o privou de um bom mergulho na praia nos últimos dias, a boa notícia é que no sábado já poderá retomar os seus planos.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nesta sexta-feira deverão registar-se ainda períodos de chuva fraca no norte e centro até meio da tarde e alguma nebulosidade a pairar sobre o território continental (nem o Algarve escapa). As temperaturas mínimas também vão descer a norte e centro, com uma "pequena subida no sul".

"Períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do centro e sul até meio da manhã, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde. Períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos nas regiões norte, centro e Alentejo até meio da tarde", pode ler-se no site do IPMA a propósito desta sexta-feira.

Em Lisboa, a temperatura deverá variar entre 19 ºC e os 28 ºC, no Porto entre 14 ºC e 24 ºC e em Faro entre 19 ºC e 30 ºC.

Mas, para sábado, a história é outra. Segundo as previsões publicadas no site do IPMA, o céu já estará pouco nublado (só no litoral a norte do cabo Raso) ou limpo e as temperaturas máximas vão subir, com destaque para Faro, onde os termómetros poderão atingir os 33 graus (tal como em Beja, Évora e Castelo Branco).

Além disso, a melhoria do estado do tempo vai continuar a sentir-se no domingo, com o céu a apresentar-se "geralmente limpo, apresentando períodos com nebulosidade no litoral a norte do cabo Carvoeiro até ao início da manhã" e a verificar-se uma "pequena subida de temperatura", num dia em que Lisboa deverá registar entre 18 ºC e 29 ºC, o Porto entre 14 ºC e 26 ºC e Faro entre 21 ºC e 34 ºC. Um tendência que deverá continuar, pelo menos até ao final da próxima semana, para alívio dos muitos portugueses que escolheram a segunda quinzena de agosto para fazer férias na praia, no sul do país.

Mais Notícias