Empresa de transformação de carnes em Tomar com 40 casos positivos

Um total de 40 dos 206 trabalhadores da empresa de transformação de carnes Ribasabores, em Tomar, testaram positivo à covid-19, segundo uma atualização de dados realizada nesta quinta-feira relativa ao surto detetado na terça-feira.

A presidente da Câmara Municipal de Tomar (distrito de Santarém), Anabela Freitas, disse à Lusa que 14 dos trabalhadores foram transferidos para a base naval do Alfeite (10 na quarta-feira e quatro durante o dia de hoje), uma vez que não possuem habitações com condições para cumprirem o confinamento de 14 dias a que estão obrigados.

À exceção do primeiro caso, testado depois de, na segunda-feira, ter apresentado ligeira febre e dor de cabeça, todos os trabalhadores que testaram positivo estão assintomáticos, disse.

A autarca afirmou que, por determinação da autoridade de saúde, a empresa foi encerrada na quarta-feira, depois de conhecidos os resultados dos testes realizados a todos os trabalhadores que tinham estado no turno do primeiro caso, que revelaram um total de 34 infetados.

Todos os outros trabalhadores foram testados na quarta-feira, tendo sido hoje conhecidos os resultados, com mais seis casos positivos, disse.

Anabela Freitas afirmou que foram pedidos aos 40 trabalhadores que testaram positivo todos os contactos que tiveram nos últimos 14 dias, para verificar possíveis linhas de contágio, e aos seus familiares que se mantenham em quarentena.

Na empresa encontra-se apenas "um número reduzido de trabalhadores que testaram negativo", para escoamento de produto e manutenção de máquinas, sendo que vai ser realizada uma desinfeção das instalações, acrescentou.

"Na próxima semana vai ser feito um segundo teste a todos os trabalhadores que tiveram resultado negativo e, se este se confirmar, a empresa poderá reabrir, após a desinfeção e uma vistoria", adiantou.

A empresa Ribasabores está sediada no Parque Empresarial de Tomar.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG