Quão bem conhece o seu filho?

Conhecemos os nossos filhos ao longo do tempo, à medida que com eles convivemos e interagimos. Mas conhecemos seguramente melhor se estivermos atentos e soubermos ler os sinais que nos dão, mesmo os mais subtis. Se conseguirmos estabelecer canais de comunicação e os escutarmos de forma ativa.

Quão bem conhece o seu filho?

Hoje proponho um exercício muito simples e que pode ajudar a identificar alguns aspetos a melhor na relação entre pais e filhos.


Tem uma lista de 20 perguntas às quais deve responder. Essa mesma lista deve ser dada ao seu filho para que também ele responda, mas não perto de si. Os pais não podem fazer batota e espreitar as respostas dos filhos!


No final, compare as suas respostas com as do seu filho. Quantas mais respostas forem coincidentes, melhor conhece o seu filho.


Para conhecer a sua pontuação, atribua 1 ponto a cada resposta coincidente com a do seu filho. Antes de ver os resultados, é importante saber que a maioria dos pais não pontua mais do que 15 pontos. À medida que a criança cresce, o número de pontos também tende a ser menor. Os adolescentes não contam tudo, tudo aos pais, certo?


Pois bem. Se o seu resultado foi entre 15 a 20 pontos, fantástico!! Está de parabéns!
Um resultado de 10 a 15 pontos é também muito bom! Significa que está atento ao seu filho e conseguem comunicar adequadamente.


Um pontuação mais baixa, entre 5 a 10 pontos, é satisfatória e indica que deve tentar descobrir mais coisas sobre o seu filho.


Se o seu resultado foi entre 0 a 5 pontos... humm... é importante pensar como pode conhecer melhor o seu filho. Converse com ele, escute-o e tente ler nas entrelinhas (às vezes, mais importante do que aquilo que se diz é aquilo que não se diz). Pense em formas criativas (que não seja fazer um interrogatório) de conhecer melhor o seu filho!

Agora, mãos à obra!

Perguntas para pais e filhos responderem (em separado!)
O desporto favorito do meu filho é...
A comida preferida do meu filho é...
Com 100 euros o meu filho...
O melhor amigo do meu filho é...
O que o meu filho gosta mais em mim é...
O que o meu filho gosta menos em mim é...
Quando crescer, o meu filho quer ser...
O que o meu filho gosta mais em si próprio é...
O que o meu filho gosta menos em si próprio é...
O meu filho fica triste quando...
A música preferida do meu filho é...
A disciplina que o meu filho mais gosta na escola é...
A disciplina que o meu filho menos gosta na escola é...
O jogo/brincadeira favorito do meu filho é...
O que mais alegra o meu filho é...
O meu filho tem medo de...
O super-herói preferido do meu filho é...
O animal com o qual o meu filho se identifica é...
A viagem de sonho do meu filho é...
O maior desejo do meu filho é...

A minha pontuação é...
Reflito e penso... o que posso fazer para conhecer melhor o meu filho?

Acompanhem-me no meu canal de Youtube com vídeos dirigidos a crianças e jovens, às famílias e aos profissionais. Espero por todos!

Mais Notícias