Saramago e Lobo Antunes na inquisição

Quanto tempo é necessário para se conhecer o escritor António Lobo Antunes e escrever sobre ele e a sua obra? No meu caso, levou dois anos de entrevistas quase semanais, de que resultaram 500 páginas - após muito desbaste e autocensura - num volume intitulado Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes. Diga-se que falar com um escritor desta dimensão não é coisa fácil e, para se chegar a um resultado biográfico/literário aceitável, é necessário conversar muito. Conseguir aprofundar a vida, a escrita, a publicação e ao que se negou. Sem deixar de voltar aos temas tempos depois para ver se era mesmo verdade o que tinha sido dito, tanto assim que entre encontros acabou um livro, publicou um segundo e começou o terceiro.

Antes houve outra Uma Longa Viagem, desta vez com José Saramago. Também levou dois anos de diálogo, trabalho que quase ficava pela metade pois uma pneumonia obrigou a internamento. Lembro-me de Saramago ter dito: "Já não devíamos estar aqui a falar!" Mas estávamos e várias dezenas de horas de conversa ficaram registadas, entre as quais a declaração de que Portugal acabará como província de Espanha. O mais curioso é que nesse pós-operatório, mesmo estando debilitado, nunca aceitou interromper o testemunho. Para o escritor, a conversa tinha sido combinada e era para levar até ao fim.

Ambos foram entrevistados complexos e, cada vez que nos sentávamos, sentia-me como um daqueles antigos senhores da inquisição a querer tirar os segredos mais profundos de dentro deles. Creio que o momento em que mais cederam à "tortura" foi, no caso de Lobo Antunes, quando embarcávamos no comboio entre Boston e Washington e soube da morte de Paul Newman. Enquanto as paisagens corriam lá fora, na sua cabeça passavam os filmes do ator, comentava-os e contava histórias que sabia dele. No caso de Saramago, foi o momento da entrevista em que comentou o saneamento no Diário Notícias. Que aproveitou para fazer uma declaração definitiva sobre o que lá se passou nos dias de 1975.

Foram mesmo duas longas viagens!

Mais Notícias

Outras Notícias GMG