Francisco George

Chega hoje ao fim o mandato do Dr. Francisco George enquanto Diretor -Geral da Saúde, cargo que exerceu nos últimos doze anos. Porém, chega ao fim, pelo imperativo das circunstâncias administrativas, pois confesso que todos lhe reconhecemos capacidade, conhecimento, determinação e especial dedicação para o exercício da função.

Ainda jovem, o Dr. Francisco George decidiu trocar uma segura e promissora carreira hospitalar para se dedicar à Saúde Pública, carreira médica que o atraía e que tinha como exemplo e Mestre o seu amigo Dr. Arnaldo Sampaio.

Cedo também, para além da experiência local em Beja, num mundo pré-globalizado, já com visão do futuro e atraído pelos desafios de saúde lançou-se numa carreira internacional, que o fez passar pela China, Brasil, Suíça e África, na acolhedora Guiné-Bissau, onde foi nomeado chefe de projeto e desenvolvimento dos serviços de saúde pela Organização Mundial de Saúde. A experiência, por certo, viria a proporcionar-lhe uma orientação global de justiça, social e de acesso à saúde para todos.

Regressa a Portugal e rápido se torna um diplomata pela promoção e defesa da saúda da população. Figura simpática, de palavra e comunicação fácil com a imprensa e pessoas! Explica a ciência, os problemas e alertas em saúde com serenidade, sabedoria e acima de tudo de forma descodificada.

A sua ação, carreira, exemplos e bons conselhos foram fundamentais na escolha do meu percurso no estudo da Saúde Pública e na forma que pretendo exercer e praticar Medicina. Não obstante de nem sempre estar de acordo em algumas matérias ou tomadas de posição, certo será que muitos outros colegas terá influenciado, pelo que o seu reconhecimento e memória é o maior tributo que podemos deixar às gerações futuras.

O seu percurso, e que a sua saúde lhe permita, não se encerra na última lição que hoje profere na Escola Nacional de Saúde Pública em Lisboa, pois tal como gosta de referir "Preciso da Luta para me sentir remoçar". Ora, que assim seja, cá estaremos para o apoiar na luta de uma melhor saúde para todos!

Desde o Porto, um bem-haja, Senhor Diretor!

Médico interno de Saúde Pública

Mais Notícias