Ortorexia: a obsessão com a alimentação saudável

Ortorexia: já ouviu falar? Se calhar até sofre disto, mas não lhe conhecia o nome. Trata-se de um transtorno de comportamento alimentar caraterizado pela obsessão de comer apenas o que é adequado à saúde. Quando o exagero dá lugar ao bom senso, é preciso um pouco de moderação e equilíbrio. De vez em quando, aquele bolo de chocolate não traz mal ao mundo.

Além dos vários benefícios, a alimentação saudável passou a ser moda. Mais: nalguns casos passou a ser uma obsessão. Perante a enchente de informação na comunicação social, tornou-se difícil saber o que é isso de comer saudavelmente. Proliferam receitas, blogues dedicados ao tema, informações aqui e ali sobre os alimentos melhores, piores e mais ou menos para a nossa dieta. Como distinguir o correto do exagero?

Há muitos anos que ouvimos falar em anorexia, mas podemos agora juntar um outro termo ao vocabulário associado aos distúrbios alimentares: a «ortorexia» é «uma perturbação, um transtorno, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come», diz Júlia Machado, psicóloga do Hospital Lusíadas Porto. O termo foi divulgado pela primeira vez pelo médico norte-americano e especialista em medicina alternativa, Steven Bratman, em 1997, no Yoga Journal, e deriva das palavras gregas orthos (correto) e orexia (apetite).

Mais Notícias

Outras Notícias GMG