Diários de prancha de surf debaixo do braço (ou dos pés)

Quando não está a apanhar ondas, o português Nicolau von Rupp protagoniza uma série de documentários sobre os bastidores do surf: «My Road Series».

O trabalho do único português a documentar os bastidores do surf pode ser visto até ao fim do mês no National Geographic Channel.

Liberdade e resultados, resultados e liberdade, entoa Nic na cabeça como um mantra, os olhos claros sempre a ver além da prancha. Em terra, lembra um miúdo irrequieto: falta-lhe claramente água salgada no corpo para se sentir centrado. É quando rema para apanhar a onda e vem disparado nela, sem se perceber bem onde termina o homem e começa o tubo, que entendemos por que razão Nicolau von Rupp se tornou o primeiro a documentar os bastidores do surf com a série My Road Series, exibida até ao final do mês pelo National Geographic Channel, a coincidir com as provas da modalidade em praias portuguesas. Aquilo é a sua vida. Se de caminho puder mostrar ao público o tanto que existe por trás de cada surfada, melhor ainda.

«Tive um vídeo online que fez bastante sucesso na internet a nível internacional, filmado na Irlanda há uns dois ou três anos. Chegou às 250 mil visualizações e foi então que senti que as pessoas queriam ver mais, saber coisas que nenhum filme de surf costuma mostrar», explica o atleta, 25 anos. Surfar não se resume a fazer acrobacias na água, por muito que a destreza ajude à performance. Existem as viagens em busca de ondas perfeitas, o planeamento, a preparação. A escolha dos destinos, as diferentes culturas, o improviso. As pessoas com quem se cruzam no percurso e uma natureza de caráter caprichoso, que tanto lhes pode dar exatamente o que procuram como fazê-los esperar. «O My Road Series surgiu da falta que já fazia um documentário sobre o tema, muito diferente de um vídeo ou de um filme de ação.»

Leia o artigo completo na Notícias Magazine.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG