Rapaz de 15 anos enfrentou fascistas em Roma. O vídeo está a correr mundo

Gravação mostra o jovem, conhecido por Simone, a dizer em Roma, na cara de ativistas de extrema-direita, que os ciganos não devem ser abandonados.

Um rapaz de 15 anos que enfrentou ativistas de extrema-direita durante protestos violentos em Roma é o protagonista de um vídeo viral, aplaudido por toda a Itália.

O rapaz, conhecido por Simone, foi filmado a falar em defesa das minorias na terça-feira, quando centenas de ativistas de extrema-direita e moradores saíram às ruas de Torre Maura, um subúrbio da capital transalpina, para se manifestarem contra o realojamento temporário de 70 pessoas de etnia cigana naquela zona.

Enquanto um dos líderes do partido neofascista CasaPound estava a dizer aos jornalistas que as pessoas que moravam ali não queriam os ciganos por perto, Simone levantou a mão e disse: "Eu não penso como você. O que você está aqui a fazer em Torre Maura está a explorar a ira das pessoas. Você quer transformar a raiva em votos. Isso de ir sempre contra as minorias não me agrada. Quando você fala sobre fundos europeus para investir no bairro, acho que esses fundos devem ser gastos com toda a gente. Ninguém deve ser deixado para trás. Nem os italianos nem os ciganos nem os africanos devem ser abandonados."

A coragem de Simone tornou-o rapidamente numa das figuras do momento em Itália. Alguns jornais daquele país apelam mesmo o rapaz de 15 anos de "novo herói da esquerda".

A ex-presidente do parlamento e líder do Partido Livre e Igualitário, Laura Boldrini, disse que Simone havia dito aos fascistas italianos do século XXI "que a angústia dos habitantes dos subúrbios não deveria ser explorada".

Os protestos da extrema-direita começaram na terça-feira à tarde, depois de as autoridades locais terem anunciado que um autocarro transferiria 70 ciganos para o centro de Torre Maura, a leste da capital italiana. Em poucas horas, cerca de 300 manifestantes reuniram-se em frente à entrada do prédio onde os ciganos estavam alojados, ateando fogo a carros e lixeiras.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG