Trump impediu reunião do Pentágono com equipa de transição de Biden
O presidente dos Estados Unidos bloqueou a reunião de transição entre a equipa de transição de poder do presidente eleito e as agências de informação.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, impediu esta semana que a equipa de transição do presidente eleito Joe Biden se reunisse com as agências de informação do Pentágono.
A notícia é avançada pela CNN e cita um ex-oficial familiarizado com as conversas de transição de poder no âmbito das secretas.
A equipa de Biden ainda não conseguiu reunir-se com oficiais das agências de informação militar do Departamento de Defesa, embora todas as outras reuniões tenham acontecido sem problemas, embora com várias semanas de atraso.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O Pentágono nega, entretanto, qualquer intenção de evitar a equipa do presidente eleito, que vai tomar posse a 20 de janeiro. De acordo com o oficial de defesa contactado pela CNN, realizaram-se na sexta-feira briefings entre oficiais de transição sobre questões militares, incluindo política de alto nível e questões de segurança internacional, mas não sobre matérias relacionadas com informação.
O jornal Washington Post foi o primeiro a noticiar os problemas sentidos pela equipa de transição de Biden com os oficiais de transição do Departamento de Defesa, que é liderado por alguém de alta confiança de Trump e que é ligado aos esforços do presidente cessante em difundir teorias da conspiração sobre o presidente eleito.
Os primeiros contactos para que se iniciassem as reuniões entre a equipa de Biden e as agências de informação para a transição do poder foram realizados na semana passada, de acordo com a fonte citada pela CNN, mas no início desta semana o Pentágono informou que não iria haver qualquer reunião antes de serem apresentadas antecipadamente as questões que pretendessem ver esclarecidas, bem como uma lista com o nome das pessoas que seriam interlocutores do lado da equipa de Joe Biden.
Depois disso, os pedidos da equipa de Biden seriam analisados pelo conselho geral do Departamento de Defesa e por Kash Patel, o advogado de Donald Trump nomeado para liderar o processo de transição do Pentágono.
Sue Gough, porta-voz do Departamento de Defesa, negou entretanto que haja qualquer problema com a equipa de Joe Biden no que diz respeito a matérias relacionadas com os serviços de informação do Pentágono. "Não houve qualquer acesso negado", disse Gough em comunicado. "Continuamos a trabalhar com a equipa de transição para agendar todas as entrevistas, briefings e atualizações solicitadas."
Enquanto isso, Ned Price, porta-voz da equipa de transição de Biden, não quis comentar.