Sismo na Croácia. Gente a correr pelas ruas e um rapaz de 15 anos morto
Muitos cidadãos saíram às ruas da cidade apesar das restrições impostas pelas autoridades croatas devido à pandemia Covid-19.
Um forte sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter abalou hoje de madrugada Zagreb e os seus arredores, causando danos materiais, noticiou a agência de notícias croata Hina.
Pouco depois do terramoto, que ocorreu às 06:30 locais (04:30 em Portugal), muitos cidadãos saíram às ruas da cidade apesar das restrições impostas pelas autoridades croatas devido à pandemia covid-19.
Um rapaz de 15 anos morreu quando o edifício onde se encontrava ruiu. "Recebemos uma chamada a dizer que um edifício ruíra. Mandámos equipas para o local e encontraram uma criança gravemente ferida que não mostrava sinais de vida, ", explicou à AFP Zarko Rasic, líder da unidade de emergência de Zagreb.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A agência sismológica europeia EMSC afirmou no Twitter que o epicentro do sismo ocorreu a sete quilómetros ao norte da capital da Croácia, Zagreg, a uma profundidade de 10 quilómetros.
Muitos cidadãos contam nas redes sociais que o terramoto também foi sentido no centro da Croácia, na vizinha Eslovénia e no sul da Áustria, refere a Efe, adiantando que houve cortes de energia e de água, bem como alguns incêndios em bairros da capital.
Entre os edifícios danificados está a Catedral de Zagreb, de acordo com fotos publicadas pela imprensa local na internet.

© Denis LOVROVIC / AFP
Por volta das 07:00 da manhã, sentiu-se uma forte réplica do sismo, com uma magnitude de 5,0 graus.
Alguns cidadãos da capital relatam que o abalo danificou paredes, que objetos caíram, sem grandes danos materiais até ao momento.