Republicano Mike Huckabee abandona corrida à Casa Branca

O ex-governador do Arkansas anunciou a sua retirada após os fracos resultados obtidos no Iowa

O pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Mike Huckabee anunciou, esta segunda-feira, a sua retirada da corrida eleitoral, após ter conseguido apenas 2% dos apoios do 'caucus' do Iowa.

O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee anunciou a sua retirada após os fracos resultados obtidos no Iowa, que deu o tiro de partida das primárias das eleições presidenciais nos Estados Unidos deste ano.

"Suspendo oficialmente a minha campanha. Obrigado por todo o leal apoio", escreveu na sua conta na rede social Twitter o ex-governador que, curiosamente, foi o vencedor do 'caucus' do Iowa em 2008.

Huckabee, que apesar da vitória perdeu nesse ano a nomeação republicana para John McCain, anunciou a sua saída de cena pouco depois de o aspirante democrata Martin O'Malley ter feito o mesmo, também devido aos fracos resultados (menos de 1% dos votos).

No 'caucus' republicano no Iowa saiu vencedor Ted Cruz, com 28% dos apoios, seguido de Donald Trump - que se afirmou "honrado" com o segundo lugar - e do senador pela Florida, Marco Rubio.

A percentagem alcançada por Rubio (23%) foi recebida com surpresa, dado que, apesar de a maioria das sondagens lhe atribuir o terceiro lugar, a seguir a Ted Cruz e a Donald Trump, raramente os seus apoios superavam a barreira dos 15% nessas projeções.

"Este é o momento que disseram que jamais aconteceria. Durante meses disseram-nos que não tínhamos qualquer hipótese. Diziam que tinha de esperar pela minha vez", afirmou o senador, dirigindo-se aos seus apoiantes.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG