Programa russo de manipulação climática derrotado no Dia da Vitória

Celebrada todos os anos a 9 de maio, é a festa mais importante do país

O programa de manipulação climática para impedir o mau tempo esta terça-feira em Moscovo, nas celebrações do Dia da Vitória, para assinalar a derrota do nazismo, fracassou.

Durante o desfile, nuvens espessas impediram o sobrevoo dos aviões e helicópteros na Praça Vermelha, ato que tradicionalmente conclui a celebração do aniversário da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial.

O Dia da Vitória, celebrado todos os anos em 9 de maio, na Rússia, é a festa mais importante do país e, durante anos, as autoridades tentaram garantir o céu claro para o desfile deste dia, realizando manipulação climática.

Segundo a agência de notícias russa Sputnik, a técnica envolve aviões especialmente equipados que pulverizam gelo seco e outros reagentes nas nuvens longe da área onde se deseja o céu limpo.

O gelo seco cristaliza a humidade e as nuvens dispersam ou despejam a sua humidade longe, neste caso, das festividades do Dia da Vitória.

Hoje o mau tempo manteve-se em Moscovo, o que levanta dúvidas sobre a eficácia do programa russo de manipulação do clima.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG