O "preso esquecido" parecia o Robinson Crusoe

Michel Cardon foi condenado a prisão perpétua em 1977 pela assassinato de um vizinho. Podia ter pedido liberdade condicional, mas cumpriu sempre a sua pena. Foi como se a sociedade se tivesse esquecido dele

Foi a 29 de outubro de 1977 que Michel Cardon desapareceu na prisão de Bapaume, detido pela morte de um vizinho em Amiens, França. Tinha então 26 anos e era condenado a prisão perpetua. Hoje tem 67 e a sua vida foi feita dentro das quatro paredes da cadeia. Foram 7147, por 40 anos, três meses e 14 dias de reclusão.

Cardon está detido há 41 anos. É o prisioneiro mais antigo de França e é tido como o "preso esquecido". Não podia sair para o exterior, exceto quando era transferido da prisão - a última vez aconteceu em 1996 -, e durante 38 não recebeu uma única visita. Até há ano e meio.

O advogado Eric Morain interessou-se pela história de Cardon. Porquê? O prisioneiro podia ter reivindicado o benefício da liberdade condicional, mas nunca o fez, tendo optado por cumprir a sua pena em isolamento. Sabendo disto, visitou-o.

O primeiro contacto com o "preso esquecido" foi um choque, noticia o Huffington Post.

"Eu tinha diante de mim um homem que parecia um pouco com a imagem que temos de Robinson Crusoe; tinha uma barba que cobria todo o seu rosto, a boca torcida porque teve um derrame, mostrava dificuldades de fala, é surdo de um ouvido, tem cegueira parcial ...", recordou, adiantando que nem tudo era mau naquela imagem: "Ele também tem um dos mais belos sorrisos que já vi na minha vida".

Emocionado, o advogado decidiu lutar pela sua liberdade. "A sociedade que o sancionou também decidiu esquecê-lo", lamentou numa carta aberta que enviou ao Palácio do Eliseu, em Paris. Mais: dirigiu-se ao presidente Emmanuel Macron a quem pediu que desse o seu primeiro perdão presidencial do mandato.

Os esforços deram resultados. A 1 de junho, Cardon sairá à rua pela primeira vez desde os 26 anos.

Conheça aqui a história do prisioneiro esquecido de Bapaume.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG