Presidente da República envia mensagem de solidariedade

Tornado que atingiu Grão-Ducado provocou estragos materiais mas não foram registados feridos na comunidade portuguesa.

O Presidente da República enviou este sábado uma mensagem de solidariedade ao Grão-Duque do Luxemburgo, em que lamenta "os danos causados pela passagem de um tornado" naquele país onde há uma importante comunidade portuguesa.

A mensagem de solidariedade de Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada no site da Presidência, exprime "votos de rápida recuperação de todos os feridos" e inclui o povo luxemburguês e os portugueses residentes no Grão-Ducado.

Sete pessoas ficaram feridas sexta-feira, uma delas gravemente, durante a passagem de um tornado no sudoeste de Luxemburgo, segundo o governo local.

O gabinete do secretário de Estado português das Comunidades, José Luís Carneiro, disse existirem estragos materiais entre as propriedades dos cerca de 20 mil portugueses residentes na região atingida mas não haver registo de feridos.

O tornado levou ao corte de estradas devido a inundações e queda de árvores, além de ter provocado a paragem da circulação ferroviária.

As rajadas de vento atingiram 128 quilómetros e causaram estragos em mais de uma centena de habitações, entre as quais propriedades de cidadãos portugueses cuja dimensão ainda é desconhecida.

De acordo com o gabinete de José Luís Carneiro, a situação está a ser acompanhada através da embaixada e do consulado portugueses no Luxemburgo.

Os portugueses são a comunidade estrangeira mais numerosa do Luxemburgo, oficialmente constituída por cerca de 95 mil pessoas - à volta de 15% da população.

Mais Notícias