Pombo 'acelera' escapa a multa de 25 euros
Ave foi apanhada pelo radar a 45 Km/hora numa zona residencial de Bocholt, na Alemanha, onde o limite são 30 km/hora. Autoridades têm poucas expectativas de que pague a penalização. Mas há quem proponha trabalho comunitário...como correio.
Um pombo citadino foi apanhado em excesso de velocidade pelo radar e câmaras de segurança de uma zona residencial de Bocholt, na Alemanha. O incidente aconteceu em fevereiro, com a câmara municipal daquela cidade a confirmar agora que o 'acelera' seguia a uma velocidade de 45 km/hora numa zona onde o limite máximo é de 25 km/hora.
Relacionados
"[O pombo] seguia em direção de condução. No entanto, estava em rota de colisão com um ou outro veículo e pedestres", informou a autarquia na sua página do Facebook, confirmando ainda que, já deduzidos os três quilómetros por hora de tolerância, a ave seguia ainda 12 km/hora acima do permitido por lei, incorrendo numa multa de 25 euros.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Contudo, admitiu com bonomia a câmara municipal, "continua em aberto saber se, e acima de tudo como, a ave veloz pode e quer pagar a taxa de advertência".
Apesar de o "processo" ainda não ter sido fechado, a câmara confirmou que "não tenciona lançar um inquérito e promover a audição de possíveis testemunhas".
Entre os munícipes há no entanto quem defenda que, no mínimo, a ave devia ser sujeita a uma pena de trabalho comunitário. Como pombo-correio, claro.
Pomba portuguesa é campeã olímpica de velocidade
Os pombos, nomeadamente os pombos-correio, de competição, atingem velocidades bastante acima dos 100Km/hora, chegando a haver referência a registos de 160 km/hora. Uma pomba nacional, a 64, do criador Mauro Aniceto, sagrou-se neste ano campeã olímpica de velocidade numa competição realizada em Poznam, na Polónia.

© Imagem: Columbofilia Online
Na mesma competição, um pombo do criador José Carlos Minguens conquistou um honroso sexto lugar na categoria de fundo.