Papa diz que pandemia deve incentivar estilos de vida mais simples

O Papa Francisco defende que a pandemia de covid-19 mostrou como a Terra pode recuperar "se permitirmos que descanse" e deve incentivar as pessoas a adotarem estilos de vida mais simples para ajudar o planeta.

"De certa forma, a atual pandemia levou-nos a redescobrir estilos de vida mais simples e sustentáveis", disse Francisco numa mensagem escrita divulgada esta segunda-feira

"Já podemos ver como a Terra pode recuperar se permitirmos que ela descanse: o ar tornou-se mais limpo, as águas mais claras e os animais voltaram para muitos lugares de onde antes haviam desaparecido", disse, adiantando que a pandemia "trouxe-nos a uma encruzilhada".

O pontífice exortou as pessoas a aproveitarem a oportunidade para examinar hábitos de uso de energia, consumo, transporte e dieta. Até agora, "a procura constante pelo crescimento e um ciclo infinito de produção e consumo estão a esgotar o mundo natural", disse.

Francisco saudou as comunidades indígenas que "vivem em harmonia com a terra e suas múltiplas formas de vida''. Citando as crises sanitárias, sociais e económicas desencadeadas pela pandemia, Francisco disse que esta é a "hora de uma justiça restaurativa".

Os alertas para a fragilidade da Terra é uma marca registada do papado de Francisco, tendo expressado a necessidade urgente de curar e cuidar do meio ambiente numa encíclica de 2015.

Mais Notícias