Os líderes mundiais que conseguem tornar a política sexy

O canadiano Justin Trudeau juntou-se agora a uma lista (subjetiva) que inclui desde Obama a Tsipras.

São muitas as listas de políticos mais sexys do mundo feitas por órgãos de comunicação mais ou menos respeitáveis de todo o mundo. Até porque cada vez mais política internacional é também saber seduzir um auditório... e os eleitores. Aqui ficam as escolhas do DN.

Justin Trudeau - Canadá

Aos 43 anos, o novo primeiro-ministro liberal do Canadá ainda terá de provar que consegue ser um grande líder político, mas nunca coisa já conseguiu a unanimidade dos media: a sua vitória sobre o chefe do governo conservador Stephen Harper tornou a política do Canadá sexy. Pai de três filhos pequenos, casado com uma apresentadora de televisão e filho de Pierre Trudeau, o homem que entre 1968 e 1984 fez do Canadá uma nação unida, bilingue e integradora, foi talvez mais à mãe, Margaret, habituada à noite nova-iorquina e cliente do Studio 54, que Justin foi buscar a aura de estrela. Pugilista amador, a sua tatuagem - um corvo com um globo no centro - atraiu as atenções do mundo quando em 2012 desafiou um senador conservador para um combate de boxe solidário. Ator num telefilme sobre a I Guerra Mundial, em que interpretava um herói quebequense, Justin não foge de uma selfie ou de um pé de dança.

Alexis Tsipras - Grécia

O sorriso é a imagem de marca do primeiro-ministro grego. Foi com ele que conquistou os gregos em janeiro, levando o seu Syriza ao governo, o primeiro da esquerda radical no país. Foi ainda com ele que enfrentou os credores do país - Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia - e as reuniões intermináveis em Bruxelas para desbloquear o dinheiro do segundo resgate. Foi com ele que desafiou a UE ao convocar um referendo sobre as medidas de austeridade que esta queria impor aos gregos. E com ele que ignorou a vitória estrondosa do não, voltou a Bruxelas e assinou o terceiro resgate. Com ele ainda que enfrentou uma rebelião no partido, convocou eleições antecipadas e as ganhou, a 20 de setembro. Pai de dois filhos pequenos, casado com a discreta Betty Batziana, havia quem lhe preferisse o seu ministro das Finanças Yanis Varoufakis, de olhar matador, mas Tsipras conquista o seu mundo com um sorriso nos lábios.

Matteo Renzi - Itália

Na sua edição para novembro, a revista Glam'Mag elegeu o primeiro-ministro italiano como "o político mais sexy do mundo". Jovem - quando chegou ao poder em fevereiro de 2014 era o mais jovem chefe do governo de Itália. Agora, aos 40 anos este pai de três filhos, casado desde 1999 com a professora Agnese Landini, é fã de running e um adepto fervoroso da sua Florentina, ou não fosse Florença a sua terra natal e não tivesse sido presidente da câmara da cidade durante cinco anos antes de chegar à chefia do governo.

Pedro Sánchez - Espanha

É verdade que não é primeiro-ministro, mas aos 43 anos o líder do PSOE ambiciona mudar isso já nas legislativas de 20 de dezembro em Espanha. Secretário geral dos socialistas espanhóis desde 2014, é casado com Begoña Gómez, mãe de duas filhas de um casamento anterior. Pedro "o Guapo", como gostam de lhe chamar em Espanha, uns de forma apreciadora, outros de forma crítica, praticou basquetebol, uns dotes que já exibiu no programa de televisão El Hormiguero.

Albert Rivera - Espanha

Sim, outro espanhol na lista. E também não é primeiro-ministro, mas o líder do Ciudadanos transformou-se na estrela da política espanhola e pode ser decisivo depois da eleições de 20 de dezembro. Nascido em Barcelona há 35 anos, o catalão conseguiu impor-se muito graças a uma imagem de transparência e luta contra a corrupção. Tanto empenho na transparência até levou Rivera a posar nu num dos seus primeiros cartazes de campanha. Separado da mãe da filha e sua companheira durante 12 anos, Rivera é um dos solteiros mais cobiçados de Espanha (com o líder do Podemos, Pablo Iglesias, para as que preferem rabos-de-cavalo) e tem surgido ao lado de uma hospedeira de bordo chamada Beatriz.

Enrique Peña Nieto - México

O cabelo sempre impecavelmente penteado com gel tornou-se na imagem de marca do presidente mexicano. Casado em segundas núpcias com a atriz Angélica Rivera (depois da morte da primeira mulher, Monica Pretelini, em 2007), Enrique Peña Nieto chegou ao poder em 2012 e já apareceu duas vezes na lista dos mais poderoso da Forbes. Fã de futebol e de xadrez, o presidente mexicano tem três filhos do primeiro casamento e um com Angélica Rivera.

Xavier Bettel - Luxemburgo

Primeiro-ministro do Luxemburgo desde dezembro de 2013, Xavier Bettel casou em janeiro com o seu companheiro, Gauthier Destenay, um ano depois de o país ter aprovado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Elegante e sempre bem vestido, Bettel, de 42 anos, veio dar um toque de modernidade ao país.

Borut Pahor - Eslovénia

Primeiro-ministro entre 2008 e 2012, Borut Pahor é presidente da Eslovénia desde então. Social-democrata, este filho de uma sobrevivente de um campo de concentração, que o criou sozinha após a morte do pai quando ele tinha três anos, é casado com Tanja Pecar e tem um filho, Luka. Dono de uns impressionantes olhos azuis, Pahor, de 51 anos, trabalhou como modelo para pagar a universidade.

Barack Obama - Estados Unidos

Em 2008, o pouco conhecido Barack Obama provou que sim podia (o seu famoso slogan Yes We Can). Podia ganhar a nomeação democrata a Hillary Clinton. E podia vencer as presidenciais face ao herói de guerra John McCain. Sorridente, descontraído, dono de uma retórica poderosa e chefe de uma jovem família - Michelle e as filhas, Malia e Sasha, muito contribuíram para o seu sucesso -, este filho de um queniano e de uma branca do Kansas conquistou os americanos e tornou-se no primeiro negro na Casa Branca. Desde então, entre resolver os problemas do mundo, vai espalhando simpatia, seja ao acenar quando sobe em passo de corrida as escadas do Air Force One, ao mostrar os seus dotes no campo de golfe ou num jogo de basquetebol improvisado. Aos 54 anos, agora que já só se fala na corrida à sua sucessão, tem bastantes mais cabelos brancos do que quando foi eleito, mas continua tão sedutor como sempre.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG