Merkel rejeita convite de Trump para cimeira do G7 em Washington

A chanceler alemã diz que, por causa da pandemia, não se pode comprometer a viajar e a estar presente em pessoa na cimeira nos EUA.

A chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou o convite do presidente norte-americano para participar pessoalmente na cimeira do G7, em junho, em Washington, devido ao contexto pandémico da covid-19.

"Atualmente, dada a situação geral da pandemia, ela não se pode comprometer em participar pessoalmente [na cimeira]", disse o seu gabinete, acrescentando que Merkel continuará a monitorizar a situação do novo coronavírus.

Em março, Trump cancelou a cimeira, prevista para 11 e 12 de junho em Camp David, e disse que iria fazer o encontro por videoconferência.

Mas, há dez dias, o presidente norte-americano disse que estava a considerar afinal organizar a reunião de líderes frente-a-frente, porque seria "um excelente sinal para todos" para um regresso ao normal durante a pandemia.

Há dois anos ficou famosa uma foto da cimeira que decorreu no Canadá, com Trump de braços cruzados rodeado de todos os restantes líderes, incluindo Merkel.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG