Joe é o primeiro Kennedy a perder uma eleição no Massachusetts

O congressista Joe Kennedy, que tentava conseguir a nomeação democrata para concorrer ao Senado, perdeu as primárias para o senador Ed Markey.

Joe Kennedy III, sobrinho-neto do ex-presidente John F. Kennedy, tornou-se nesta terça-feira o primeiro membro da poderosa família política a perder uma eleição no Massachusetts, ao ser derrotado nas primárias democratas pelo senador Ed Markey.

A vitória de Markey, que terá assim a oportunidade nas eleições de novembro de ser reeleito para o Senado, onde está desde 2013, é mais um sinal do poder crescente da ala mais progressista do Partido Democrata, que se tinha posicionado a favor do senador.

Markey, de 74 anos, tinha o apoio de figuras como a congressista de Nova Iorque Alexandria Ocasio-Cortez ou da senadora Elizabeth Warren. Já Kennedy, de 39 anos, tinha o apoio da líder da maioria democrata na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

Kennedy, filho do congressista Joseph P. Kennedy II e neto do senador e procurador-geral Robert F. Kennedy, tinha decidido usar a sua popularidade como congressista para desafiar o senador Markey, em vez de esperar que se aposentasse, mas foi progressivamente perdendo nas sondagens.

O processo das primárias em Massachusetts foi seguido de perto, uma vez que todos os assentos, tanto no Senado como na Câmara dos Representantes, tradicionalmente vão para o candidato democrata.

A corrida que mais expectativas tinha suscitado era a luta de Kennedy, atualmente membro da Câmara dos Representantes, pelo lugar que Markey ocupa no Senado.

Ocasio-Cortez foi rápida a felicitar Markey pela vitória do "movimento progressista, das políticas do século XXI e do Green New Deal", na rede social Twitter, em referência ao grande pacto que propõem para enfrentar as alterações climáticas.

A ala moderada do partido está a dar lugar a um movimento alinhado com a social-democracia, liderado pelo senador Bernie Sanders, que tanto em 2016 como em 2020 tentou ganhar a candidatura democrata à Casa Branca.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG