Incêndios na Califórnia. Cavalo resgatado volta atrás para salvar a família do fogo

Várias pessoas pararam junto a um rancho em Simi Valley, na Califórnia, para salvar cavalos dos violentos incêndios. Um dos que foram resgatados voltou para trás para ajudar uma égua e um potro. Apenas um dos muitos animais do rancho não resistiu aos ferimentos.

Milhares de pessoas obrigadas a deixar as suas casas, habitações destruídas, grandes zonas populacionais sem eletricidade e vários animais em risco. Estas são algumas das consequências dos violentos incêndios que estão a assolar a Califórnia. Mas apesar do cenário devastador, há ainda histórias que merecem ser partilhadas, pelo menos é essa a opinião das milhares de pessoas que viram e publicaram o vídeo de um cavalo resgatado dos fogos que voltou para trás para salvar outros.

O vídeo tem sido partilhado e comentado por milhares de pessoas, entre as quais o radialista Nuno Markl. "Isto é heroico. Nos incêndios de Simi Valley, Califórnia, um cavalo volta atrás para ir buscar a família. Perdoem-me o spoiler: ele consegue", escreveu Markl no Instagram.

O momento foi captado pelas câmaras da CBS Los Angeles que, na quarta-feira, fazia a cobertura de um dos incêndios que não têm dado tréguas aos bombeiros. A equipa da estação de televisão estava a acompanhar o desenvolvimento do fogo, denominado Easy, quando várias pessoas começaram a socorrer os cavalos de um rancho em Simi Valley, já o fumo começava a tornar-se insuportável e as chamas ameaçavam a propriedade.

Estima-se que cerca de 26 mil pessoas foram afetadas pelos incêncios

Carros pararam numa estrada junto à propriedade e várias pessoas ajudaram a retirar os cavalos do rancho. Dezenas de voluntários ajudaram a salvar os animais ao colocá-los em reboques, de modo a que fossem transportados para locais seguros.

Foi nessa altura que se pode ver um cavalo resgatado a voltar para trás para salvar um potro e uma égua, que será a família do animal.

De acordo com uma veterinária, que comentou o vídeo no Twitter, os animais procuram os seus companheiros de grupo quando estão assustados. "É por isso que um cavalo solitário volta a correr para um celeiro em chamas", escreveu.

A CBS refere que os animais do rancho Butler foram salvos, à exceção de um. Uma égua teve de ser eutanasiado devido aos ferimentos.

Foram vários os ranchos daquela zona que tiveram de passar pela necessidade de salvar as suas propriedades e os animais que lá se encontravam, devido à velocidade com que o fogo se estava a aproximar.

Cerca de 800 bombeiros estiveram no terreno para combater as chamas e estima-se que 26 mil pessoas foram afetadas pelo incêndio Easy, segundo a imprensa norte-americana.

Foram muitos edifícios ameaçados pelas chamas, um dos quais a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan.

As temperaturas elevadas e os ventos fortes têm sido os principais obstáculos no combate aos incêndios violentos que tem assolado a Califórnia nos últimos dias.

Mais Notícias