Mais 34 casos suspeitos em Portugal. Três jogos de futebol adiados no Porto

O número de pessoas infetadas com covid-19 superou os 100 mil esta sexta-feira. Mais de 3300 morreram. Portugal regista treze casos confirmados e em Espanha já morreram cinco pessoas. Siga aqui todos os desenvolvimentos.

Esta sexta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido confirmou que o número de casos de infeção por covid-19, em Portugal, subiu para 13. Há mais quatro pessoas infetadas com o novo coronavírus em Portugal.

Das quatro pessoas infetadas, três estão internadas no Hospital de São João, no Porto, e uma está no Centro Hospitalar Lisboa Norte. "Os casos do norte têm uma ligação epidemiológica a Itália. O caso de Lisboa ainda não tenho informação", disse Marta Temido aos jornalistas. "Mantemos a fase de contenção alargada", acrescentou.

Cronologia dos casos

Os dois primeiros infetados no país - confirmados na segunda-feira pela ministra da Saúde e pela Direção-Geral da Saúde -, dizem respeito a dois homens, um médico de 60 anos com ligação epidemiológica a Itália e um comercial de 33 anos que esteve em Valência.

Na terça-feira, surgiu a confirmação de mais dois infetados, todos eles com ligação aos casos anteriormente diagnosticados com Covid-19 em Portugal.

De acordo com a informação da DGS, o terceiro caso refere-se a um homem de 60 anos, internado no Hospital de S. João, no Porto, com "ligação a caso confirmado" e o quarto caso reportado é o de um homem de 37 anos, que está no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, igualmente com "ligação a caso confirmado" para o novo coronavírus.

Já o quinto infetado por Covid-19 em Portugal é professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), que faz parte do Instituto Politécnico do Porto (IPP), tendo regressado recentemente de Itália.

O sexto caso foi de um paciente de Lisboa e é referente a uma mulher entre os 40 e os 49 anos. Trata-se de um caso importado, uma vez que a mulher esteve recentemente em Itália. Trata-se da professora da escola da Amadora, que tem agora cerca de 150 alunos em isolamento em casa.

Já esta quinta-feira de manhã foram revelados dois casos de dois homens que estão internados no Centro Hospitalar Universitário de São João. Um tem 50 anos e veio de Itália e o outro, de 49 anos, tem ligação a caso confirmado, refere a DGS, em comunicado.

No mesmo dia, à tarde, a DGS confirmou um nono caso, dizendo tratar-se de um homem de 42 anos, internado no Curry Cabral em Lisboa, após ter estado em Itália e tido contacto com um caso confirmado.

Mais de 100 mil infetados

O surto de Covid-19 - a doença provocada pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia - detetado em dezembro na China, já provocou no mundo mais de 3400 mortos e infetour mais de 100 mil pessoas.

Mais Notícias