Erdogan assegura que adesão à União Europeia é "objetivo estratégico"

Presidente turco refere que fazer parte da UE seria um "marco de entendimento" e "respeito mútuo"

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan considerou esta terça-feira que a integração na União Europeia (UE) constitui um "objetivo estratégico" da Turquia, através de um comunicado emitido no dia em que se celebra o Dia da Europa.

"O nosso país, que durante séculos foi uma parte da Europa no sentido histórico, geográfico e cultural, tem esse desejo de continuar o processo cujo objetivo estratégico é ser parte da UE como membro, num marco de entendimento de respeito mútuo, equidade e benéfico para as duas partes", refere a mensagem.

Nesse texto, o político islamita menciona a "cooperação desenvolvida com a UE no auge da crise dos refugiados" como o "exemplo mais concreto e atual deste acordo".

"Desejamos que as negociações para ser membro e a cooperação com a UE nas áreas da migração, economia, energia e a união aduaneira conheçam um nível mais elevado", assegura Erdogan.

O texto contrasta com o discurso de Erdogan nos últimos meses, quando criticou duramente a UE, apelidou de "nazis" e "fascistas" alguns dos seus dirigentes e assegurou que iria convocar um referendo à população sobre o prosseguimento das negociações de adesão.

Na semana passada advertiu que a Turquia abandonaria o processo caso Bruxelas não decidia iniciar novos capítulos da negociação para a entrada no clube comunitário, oficialmente iniciada em 2005.

Na mensagem de hoje, Erdogan também lamenta as "doenças sociais como a discriminação, racismo cultural, xenofobia e islamofobia que infelizmente se propagam pelo continente" e que "envenenam a relação da Turquia com a UE".

Difundido na página da internet da presidência no Dia da Europa, que se celebra anualmente a 09 de maio, o texto recorda a Declaração Schuman de 1950, alicerce da atual UE, como um "passo crítico" para que a história da Europa deixe de se caracterizar por guerras e lutas internas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG