Direita de Berlusconi vence na Sicília

Partido do antigo primeiro-ministro foi o grande vencedor nesta ilha italiana

Silvio Berlusconi, antigo primeiro-ministro italiano, foi o grande vencedor nas eleições regionais da Sicília, que deram o triunfo a Nello Musumeci, que obteve 39,7% dos votos, numa coligação de direita entre o partido do ex-chefe de governo, Forza Italia, e outro setores da direita transalpina.

As eleições na Sicília são vistas como um teste chave às eleições legislativas, que em Itália estão marcadas já para o próximo ano, e marcam assim uma vitória da direita após cinco anos de governo de esquerda. Aos 81 anos, e após vários problemas judiciais e escândalos sexuais, o também antigo dono do clube AC Milan aspira agora a que o seu partido tenha também bons resultados nas legislativas do próximo ano.

"A Sicília, como eu pedi, escolheu o caminho da real, séria e construtiva mudança, baseada na honestidade, competência e experiência!", disse Berlusconi num vídeo colocado no seu Facebook.

Refira-se que Silvio Berlusconi não poderá, por enquanto, candidatar-se a quaisquer eleições no panorama político italiano devido a uma condenação de fuga ao fisco, em 2013, ainda que esteja à espera que o tribunal europeus de direitos humanos anule esta sentença, julgamento esse que está previsto para o final deste ano.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG