Costa e Rajoy posam com chefs que prepararam almoço para líderes europeus

Almoço do Conselho Europeu de hoje serviu para celebrar os 30 anos da adesão de Portugal e Espanha à então CEE.

O primeiro ponto dos trabalhos dos 28 líderes europeus, reunidos hoje em Bruxelas, foi um almoço oferecido por Portugal e Espanha a propósito dos 30 anos da adesão dos dois países à então CEE. E que teve a assinatura de dois chefs premiados - o português José Avillez (duas estrelas Michelin no restaurante Belcanto) e o espanhol Pepe Solla (uma estrela na Casa Solla).

Os primeiros-ministros português e espanhol não quiseram deixar passar em branco o evento e posaram com os dois chefs, partilhando os momentos nas suas contas de Twitter.

"Gastronomia ibérica", sublinhou Costa.

"Magnifico almoço com toque ibérico", escreveu, por seu turno, Rajoy.

O convite a José Avillez chegou através do primeiro-ministro, António Costa, e de José Bento dos Santos, o presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia. "A oportunidade de representar a cozinha portuguesa num momento como este é importante. E também é um orgulho poder cozinhar com o chef Peppe Solla. Acima de tudo é um privilégio", contou ontem ao DN o chef português, já a partir de Bruxelas onde estava a tratar dos preparativos da refeição que irão servir hoje. "Estão a correr muito bem", disse.

José Avillez já conhecia Pepe Solla e, explicou, o processo de escolha dos pratos (caixa) foi "muito simples". "Fiz uma proposta que foi aceite e na semana passada, em conjunto, preparámos uma prova de menu." Esta prova realizou-se no dia 6 e contou com os cozinheiros do Conselho Europeu, e os embaixadores de Portugal e Espanha.

De acordo com a imprensa espanhola, Pepe Solla terá insistido em fazer o prato principal, com o objetivo de dar a conhecer aos líderes europeus um peixe representante da variedade que existe na costa da Galiza, a região natal do chef.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG