Coreia do Norte prepara-se para realizar outro ensaio nuclear

A Coreia do Sul diz ter detetado sinais de que o regime de Kim Jung-Un está pronto para levar a cabo outro teste nuclear

A Coreia do Norte concluiu os preparativos para realizar um outro ensaio nuclear num túnel que esteve inutilizado na base de Punggye-ri, no nordeste do país, noticia hoje a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

A Coreia do Norte realizou, na sexta-feira, o seu quinto e mais potente teste nuclear.

"Detetámos sinais de que a Coreia do Norte terminou os preparativos para levar a cabo um teste nuclear, a qualquer momento, no terceiro túnel da sua base de ensaios de Punggye-ri", indicou fonte do governo-sul-coreano, não identificada, citada pela Yonhap.

A informação não foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

A Yonhap não refere, porém, que tipo de atividades foram detetadas no local, a partir de onde foram realizados todos os cinco testes nucleares norte-coreanos.

Num comunicado exaltando o "sucesso" do teste de sexta-feira, dia em que celebrava o 68.º aniversário da sua fundação, a Coreia do Norte prometeu "tomar medidas adicionais" para aumentar a sua força de ataque nuclear tanto em termos quantitativos como qualitativos.

O Conselho de Segurança da ONU concordou na sexta-feira em elaborar novas medidas, apesar dos cinco conjuntos anteriores de sanções, desde o primeiro teste nuclear, em 2006, terem falhado em deter o programa nuclear da Coreia do Norte.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG