Coreia do Norte diz ter inventado um licor anti-ressaca

Cientistas norte-coreanos garantem ter criado uma bebida com 30% a 40% de álcool mas que não provoca ressaca

É fabricado à base de insam (uma espécie indígena de ginseng), arroz glutinoso e cultivado de forma orgânica. Segundo o Pyongyang Times, citado pela BBC, cientistas norte-coreanos terão criado um licor suave que apesar dos seus 30% a 40% de álcool não provoca ressaca.

Segundo a notícia original, a bebida "exala um sabor nacional" sem "perturbar o seu fervor nacional na manhã seguinte". O Pyongyang Times garante que o licor Koryo é "altamente apreciado por peritos e amantes" de bebidas alcoólicas e terá sido desenvolvido durante anos pela Fábrica de Produtos Alimentares Taedonggang.

Esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte salienta as virtudes do insam. Já no ano passado garantiram ter desenvolvido medicamentos à base desta planta capazes de curar a sida, a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) ou a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Se Kim Jong-il era um conhecido amante da boa mesa e do álcool, o seu filho Kim Jong-un (o terceiro Kim a liderar a Coreia do Norte após a guerra da Coreia - 1950-53 - depois do pai e do avô, Kim Il-sung) também não parece resistir a um bom whisky. E consta que em 2013 terá gastado mais de 20 milhões de euros em garafas de whisky escocês. Nesse ano, há também fotografias do Kim mais novo a visitar a fábrica Taedonggang.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG