Conselho de Segurança aprova por unanimidade negociações de paz para a Síria

Numa rara mostra de unanimidade, o máximo orgão decisor da ONU aprova roteiro para a paz na Síria.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou por unanimidade uma resolução que apoia um roteiro internacional para um processo de paz na Síria, numa rara mostra de unidade entre as grandes potências mundiais em relação a um conflito que já fez mais de 250 mil mortos.

EUA e Rússia têm defendido posições muito diferentes em relação ao que deve acontecer na Síria - nomeadamente sobre o papel que poderá ter o presidente Bashar Al-Assad, que não é mencionado na resolução.

O texto da resolução, segundo a Reuters, pede para a ONU apresentar ao Conselho de Segurança várias opções para a monitorização de um cessar-fogo, dentro do espaço de um mês. Também apoia o calendário aprovado previamente nas negociações em Viena para negociações entre o governo e a oposição e eventuais eleições.

As negociações devem começar no início de janeiro, segundo a cópia da resolução a que a Reuters teve acesso. E pede um cessar-fogo em paralelo com as negociações, não pondo contudo em causa as ações contra organizações consideradas terroristas, nomeadamente o Estado Islâmico, que controla parte do território. Tal permite a continuação dos bombardeamentos internacionais por parte da coligação liderada pelos EUA e os ataques aéreos da Rússia.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG