Comité do congresso abre processo por desrespeito contra Mike Pompeo

Secretário de Estado norte-americano terá recusado entregar documentos ao Comité de Negócios Estrangeiros.

O Comité de Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes anunciou esta sexta-feira a abertura de um processo por desrespeito contra o Secretário de Estado Mike Pompeo, devido à conduta do responsável pela diplomacia americana ao ignorar os pedidos do comité para cooperar com as investigações.

O presidente do comité, o democrata Eliot Engel citou a recusa de Pompeo em entregar documentos no inquérito de impeachment no outono passado, segundo a publicação Politico. Além disso, recusou cooperar noutra intimação em que foram solicitados documentos que o Departamento de Estado, chefiado por Pompeo, já tinha disponibilizado voluntariamente a um comité do Senado liderado por republicanos, visando o ex-vice-presidente Joe Biden e agora candidato pelos Democratas.

"Não vou ficar parado e ver o Comité ou a Câmara tratados com tanto desdém por ninguém", disse Engel em comunicado, citado pelo Politico.

Eliot Engel também citou o discurso de Pompeo em Jerusalém, para a Convenção Republicana, e disse "demonstrou desrespeito alarmante pelas leis e regras que regem a sua própria conduta e pelas ferramentas que a constituição fornece para prevenir a corrupção no governo".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG