Tusk diz que proposta de Londres está aquém das expectativas

O presidente do Conselho Europeu salientou haver "o risco de se agravar a situação" dos cidadãos da União Europeia que vivem no Reino Unido

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse hoje que a proposta da primeira-ministra britânica, Theresa May, sobre os direitos dos cidadãos europeus pós-'Brexit' deixa muito a desejar.

"A minha primeira impressão é que a proposta do Reino Unido está abaixo das nossas expectativas", disse Tusk, falando na conferência de imprensa no final do Conselho Europeu.

O presidente do Conselho Europeu salientou haver "o risco de se agravar a situação" dos cidadãos da União Europeia que vivem no Reino Unido, podendo "estes verem os seus direitos diminuídos".

"Compete à equipa de negociadores analisar detalhadamente a proposta, assim que a recebermos em papel", salientou Tusk, adiantando que May se comprometeu a entregá-la na segunda-feira.

Também o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker reforçou esta posição afirmando que não compete ao Conselho Europeu negociar com Londres, sublinhando que "as negociações são com equipas" lideradas por Michel Barnier, pela Comissão, e David Davis, pelo Governo britânico.

O referendo que ditou a saída do Reino Unido do bloco europeu teve lugar faz hoje um ano.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG