BBC lança serviço radiofónico destinado à Coreia do Norte

O serviço vai ter ter boletins de notícias e espaços dedicados ao desporto, economia e cultura e as emissões podem ser recebidas em aparelhos de rádio de onda curta

A cadeia de televisão pública britânica BBC lançou esta terça-feira o seu novo serviço radiofónico em coreano destinado principalmente à Coreia do Norte, onde o regime censura toda a informação que não venha do Estado.

O serviço, que pode ser acedido também pela Internet, vai ter boletins de notícias e espaços dedicados ao desporto, economia e cultura.

O novo serviço vai integrar jornalistas, que vão estar sediados em Seul, Londres e Washington, e os correspondentes da BBC espalhados pelo mundo.

De acordo com a BBC, o regime norte-coreano manipula os aparelhos de televisão e rádio que os seus cidadãos compram para que só possam sintonizar os meios estatais e é crime quebrar as barreiras para conseguir receber emissões estrangeiras.

A BBC vem juntar-se assim a outros serviços em coreano de onda curta que já existem como as emissoras norte-americanas Voz da América e Radio Free Asia, ou como a Free North Korea, que reúne norte-coreanos desertores que residem no sul, mas não está ligada a qualquer governo.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG