Barack Obama felicita Cabo Verde pelos 41 anos de independência

O Presidente norte-americano elogiou Cabo Verde por ser um exemplo democrático na África Ocidental

O Presidente norte-americano, Barack Obama, enalteceu hoje Cabo Verde por ser um exemplo democrático na África Ocidental, numa mensagem em que felicita o país pela passagem do 41.º aniversário da independência, proclamada a 05 de julho de 1975.

Numa mensagem dirigida ao seu homólogo, Jorge Carlos Fonseca, e divulgada nas redes sociais pela Embaixada dos Estados Unidos na cidade da Praia, Barack Obama endereça as "mais calorosas felicitações" dos norte-americanos ao povo de Cabo Verde.

"Os nossos dois países orgulham-se de um legado em comum pelo facto de terem lutado pela independência e mantido o compromisso com a democracia após as respetivas independências. Os valores democráticos que compartilhamos nunca foram antes tão importantes pelo que enalteço Cabo Verde por ser um exemplo na África Ocidental", escreveu o chefe de Estado norte-americano.

Barack Obama sublinhou ainda o contributo dos imigrantes cabo-verdianos no desenvolvimento dos Estados Unidos e destacou a "forte parceria" entre os dois países.

"Os cabo-verdianos fazem parte da história dos Estados Unidos tendo-se estabelecido em Nova Inglaterra desde 1700, mesmo antes da nossa independência, contribuindo desde então para o progresso da América", disse.

Barack Obama retribuiu assim a mensagem de felicitações que o Presidente cabo-verdiano lhe dirigiu na segunda-feira por ocasião de mais um aniversário da proclamação da independência dos Estados Unidos da América (EUA).

Na mensagem Jorge Carlos Fonseca expressou "as mais vivas felicitações e votos de continuados progressos" no processo de desenvolvimento económico e social dos Estados Unidos e reafirmou o "firme propósito" de Cabo Verde em continuar a trabalhar no sentido do reforço das "excelentes e já tradicionais" relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois países e povos.

Declaração da Independência dos Estados Unidos em relação ao Reino Unido foi assinada a 04 de julho de 1776 e a independência de Cabo Verde de Portugal foi proclamada a 05 de julho de 1975.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG