Angola confirma que José Eduardo dos Santos está em Espanha por razões de saúde

Ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou deslocação do presidente mas garante que José Eduardo dos Santos "está bem"

Angola confirmou pela primeira vez esta segunda-feira que o presidente José Eduardo dos Santos, de 74 anos - e que tem liderado o país nos últimos 38 anos - está em Espanha por razões de saúde.

Falando na rádio francesa RFI, o ministro dos Negócios Estrangeiros angolano, Georges Chikoti, admitiu que Eduardo dos Santos não tem estado bem mas desvalorizou eventuais preocupações com a saúde do presidente e recusou-se a confirmar informações avançadas pelos meios de comunicação social privados de Angola, que indicam que Eduardo dos Santos terá sofrido um AVC.

"Sabemos que há momentos, na vida de toda a gente, em que não nos sentimos bem. Mas ele está bem. Está em Espanha mas quando se sentir melhor vai regressar", disse Chikoti.

"O presidente Eduardo dos Santos faz regularmente check ups de saúde em Espanha, portanto é perfeitamente normal que ele esteja lá".

Antes das declarações de Chikoti, os media estatais e responsáveis do governo recusaram fazer comentários sobre a saúde de Eduardo dos Santos. Há cerca de duas semanas, Isabel dos Santos, uma das filhas do presidente, veio desmentir através das redes sociais os rumores que davam conta de um possível agravamento no estado de saúde do pai. Sem se referir especificamente ao assunto, condenou a difusão de falsas notícias para criar "confusão e tumulto político em Angola".

As eleições gerais em Angola estão marcadas para o próximo dia 23 de agosto. O ministro da Defesa, João Lourenço, de 63 anos, deverá substituir Eduardo dos Santos na liderança. Contudo, Eduardo dos Santos continuará a dirigir o MPLA, o partido no poder, posição que lhe permitirá manter suficiente influência política para continuar a ditar o rumo do país.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG