Alerta de perigo para vulcão de "O Senhor dos Anéis"

O Ruapehu, que ganhou fama na trilogia cinematográfica, está a dar sinais crescentes de atividade

O vulcão Ruapehu, na Nova Zelândia, utilizado nos filmes "O Senhor dos Anéis" como a montanha onde Sauron forjou o anel, mostra sinais crescentes de atividade, o que levou as autoridades a pedir aos caminhantes a manterem-se longe da cratera.

O nível de alerta foi atualizado para 2, que indica "agitação vulcânica moderada a elevada". "Temos alguns episódios de agitação, mas muito poucas erupções", afirmou à CNN Brad Scott, vulcanologista da GNS Science.

Por precaução, os caminhantes deverão manter-se a pelo menos dois quilómetros de distância da cratera do vulcão, situado no Parque Nacional Tongariro.

Segundo a informação avançada pela CNN, nas duas últimas semanas e meia, a temperatura no lago da cratera do vulcão Ruapehu subiu cerca de 25 graus, dos 20 para os 45. O vulcanologista explica que desde 2010 se registaram oito episódios destes, mas nenhum resultou em erupção.

No entanto, já em 2012, a proteção civil neozelandesa alertou para um aumento da pressão subterrânea, indício de uma possível erupção.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG