"Europa necessita mais do que nunca de um Governo alemão forte"

Presidente da Comissão Europeia apelou a um governo alemão "forte" após as eleições

A União Europeia necessita "mais do que nunca" de um Governo alemão forte para enfrentar desafios, disse hoje um porta-voz da Comissão Europeia, questionado sobre os resultados das legislativas de domingo, na Alemanha.

"O presidente [Jean-Claude] Juncker reitera a sua convicção de que, à luz dos importantes desafios mundiais, a Europa necessita mais do que nunca de um Governo alemão forte", disse Margaritos Schinas, citando uma carta envidada à chanceler Angela Merkel pelo líder do executivo europeu.

A chanceler alemã venceu as eleições de domingo com 33% dos votos, menos que os 41,5% conseguidos há quatro anos e prepara-se para cumprir o seu quarto mandato.

Em segundo lugar, com 20,5%, ficou Partido Social-Democrata (SPD), liderado pelo ex-presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e que já anunciou que pretende ser oposição, não renovando a coligação anterior.

Em terceiro lugar ficou a extrema-direita (AfD), com 12,6% dos votos, sendo a primeira vez, em 60 anos, que um partido à direita dos conservadores entra no parlamento alemão.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG