68 mil migrantes chegaram num só mês à Grécia

Número é 38 vezes superior ao registado em janeiro de 2015.

68 mil migrantes chegaram durante o mês de janeiro a território da Grécia. O número é 40% inferior ao registado em dezembro, mas mesmo assim é 38 vezes superior ao verificado em janeiro de 2015, segundo dados que foram hoje divulgados pela Agência de Controlo das Fronteiras Externas da UE (Frontex).

A mesma agência europeia precisou que a maioria das 68 mil pessoas chegadas à Grécia era oriundas de países em guerra como a Síria, o Iraque e o Afeganistão.

A crise migratória e dos refugiados será discutida na próxima reunião dos ministros do Interior da UE na próxima quinta-feira e, depois disso, na cimeira UE-Turquia e no Conselho Europeu m março.

Fortemente pressionada por parceiros europeus como a Áustria, a Grécia terá chegado a ameaçar vetar o acordo sobre o "Brexit", na cimeira da semana passada, se, até março, algum Estado membro agisse unilateralmente no sentido de impor controlos fronteiriços internos na UE - algo que em última análise poderia conduzir a uma espécie de exclusão acidental da Grécia do espaço Schengen.

Com agências

Mais Notícias

Outras Notícias GMG