Media Lab DN promove sensibilização para o perigo das adições com jovens de Vialonga

No âmbito de um projeto da Escola Básica e Secundária de Vialonga, financiado pelo programa europeu Erasmus +, dedicado ao tema dos Comportamentos Aditivos e Dependências, com especial enfoque no Álcool, Tabaco, Estupefacientes e Internet, esta segunda-feira, dia 8, a equipa do Media Lab DN foi àquela escola formar alunos dos 9º e 10º anos a serem jovens jornalistas.

Esta manhã de educação não-formal teve início com uma formação teórica levada a cabo pela formadora do Media Lab, Mariana Amorim, depois da qual os estudantes se dividiram em duas redações jornalísticas distintas: vídeo e rádio.

Cada redação adaptou notícias reais sobre as diferentes adições que já tinham sido selecionadas previamente pelas turmas. Desta forma, os estudantes puderam trabalhar estes assuntos, que já estavam a ser abordados em sala de aula, desta vez, numa perspetiva jornalística.

Num segundo momento, os jovens tiveram a oportunidade de gravar as notícias que adaptaram para rádio e vídeo. Para a aluna Aline, que fazia parte do grupo que gravou o noticiário para rádio, foi uma atividade que a ajudou em vários sentidos: "foi bom para dicção e para desenvolver os nossos textos".

Depois de experienciar o dia a dia de uma redação jornalística, os alunos partiram para um novo desafio: gravar entrevistas em formato Vox Pop para rádio e vídeo pelos arredores da Escola. Para a professora Paula Pinto, a atividade foi extraordinária: "Gostei muito desta última parte porque vi alunos que antes não queriam falar, serem os primeiros a dar o passo em frente".

Para alguns alunos, a experiência foi descrita como divertida, interessante e desafiante. Para o jovem jornalista Rafael P., que realizou a atividade de vídeo, "foi mais interativo porque acabámos por sair um pouco do ambiente da escola e fizemos uma atividade diferente". Já Carolina admitiu que se antes estava indecisa no que iria tirar no 10º ano "agora uma das minhas escolhas é com certeza jornalismo".

O Media Lab na Escola e na Comunidade tem a missão de levar a educação digital e a valorização da comunicação para todos, com o objetivo de contribuir para a manutenção da democracia e de mostrar o papel fundamental do jornalismo nesta ação. Saiba mais no site do projeto.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG