Media Lab DN promove Educação para os Media no Externato São José

As quatro turmas do 6º ano do Externato São José realizaram, nos passados dias 11 e 12 de maio, o workshop "Faz a tua 1ª Página", com o Media Lab DN.

As sessões tiveram início com uma formação teórica direcionada para a importância da literacia mediática, em que os alunos relembraram como se compõe uma notícia e refletiram sobre os conceitos de desinformação, clickbait, fontes de informação e notícias falsas.

Finalizada a apresentação teórica, as turmas passaram à componente prática da atividade, trabalhando na construção de primeiras páginas de jornal. Para esta atividade utilizaram como fonte de recolha de informação o website do Diário de Notícias. Procurando diversificar a escolha de editorias, os alunos criaram títulos para a manchete do seu jornal, escolheram um destaque fotográfico e escreveram duas chamadas.

Após a atividade, os alunos Salvador Ramos e Carlota Almeida afirmaram que o maior desafio foi a escrita resumida da informação. Já Francisco Clemente identificou a pesquisa como a principal dificuldade do workshop.

Para Beatriz Lourenço, a parte preferida da atividade foi "quando começámos a escrever as notícias e a pesquisar as imagens". O aluno António Fernandes destacou que a escolha de imagens para a primeira página foi o momento mais divertido do workshop.

Já Beatriz Fonseca contou-nos as práticas que vai passar a ter quando encontrar informação na internet: "Vou prestar mais atenção às notícias. Quando duvidar, vou à fonte de informação principal ver, e pesquisar por outras pessoas que saibam essa informação".

Também as professoras que acompanharam as turmas ao longo das duas tardes em que decorreram as sessões deixaram o seu contributo. Isabel Roldão, professora de português e coordenadora do 2º ciclo, afirmou: "O texto jornalístico faz parte do programa (...) mas não há nada como estar com a mão na massa. A grande aventura do Media Lab é eles poderem experimentar ser, por uma hora, jornalistas e quem sabe se daqui a uns anos não vamos ter no DN colunas escritas por algum destes meninos".

Também professora de português, Sílvia Simão, disse que através do Media Lab é possível "motivar os alunos para a escrita, pesquisa e para perceber que nem tudo o que está na internet é útil, que é algo que ainda não têm muita perceção." Para a docente, o balanço foi muito positivo: "os alunos gostaram muito... se tivessem mais atividades eles continuariam o resto da tarde a trabalhar!"

O Media Lab DN é um projeto de literacia mediática, que tem como objetivo alertar para os perigos da desinformação e para a importância de estar bem informado. Através de atividades práticas, os participantes entram em contacto com diferentes formatos jornalísticos e desenvolvem competências mediáticas a diferentes níveis.

Saiba como participar neste projeto, promotor de uma cidadania plena e ativa, aqui.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG