Estudantes aprendem sobre jornalismo com atividades práticas

Projeto Media Lab Diário de Notícias ajuda a quebrar a rotina nas aulas à distância e combate a desinformação

Os alunos da Escola Secundária da Moita tiveram, na passada quarta-feira (14), uma aula diferente. Através do Projeto Media Lab LIVE, os 19 estudantes do 11º ano puderam aprender a estruturar notícias, gravar um noticiário de rádio e produzir conteúdos jornalísticos tanto para a Internet como para as redes sociais.

Tudo foi feito à distância, cada um na própria casa, ligados através de computadores, portáteis ou telemóveis, e tendo como base notícias publicadas nos sites do Diário de Notícias e da Rádio TSF: "Foi algo completamente diferente! Gostaria de ter mais atividades deste género, porque os alunos ficam com outra perspetiva sobre o mundo lá fora. Torna o ensino mais credível e mais eficaz" - destacou a professora Beatriz Sousa, responsável pela turma.

A estudante Ana Costa foi uma das participantes da oficina de rádio e classificou a atividade como "divertida e interessante". Uma das propostas do Media Lab é justamente essa: proporcionar uma aprendizagem para a literacia mediática, assim como para uma participação cívica ativa, de forma lúdica e criativa: "Aprendi sobre a importância da informação para gerir o dia-a-dia e tomar decisões, e também a ter cuidado com as Fake News." - concluiu a aluna.

O Media Lab - Diário de Notícias - é um projeto de educação não-formal cuja missão visa a promoção da literacia mediática e da informação, através de atividades lúdico-pedagógicas para todos os públicos, em prol de uma participação cívica informada e ativa.

Saiba como participar no site do projeto.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG