Alunos da Moita são jornalistas Media Lab DN a partir de casa

Na passada quinta-feira, dia 8, os alunos do 11º ano da Escola Secundária da Moita e as suas professoras Helena Brissos e Beatriz Sousa, participaram numa sessão Media Lab LIVE do Diário de Notícias, que decorreu em formato online. A importância de estar bem informado, a identificação de notícias falsas, a presença de algoritmos e conceitos como a desinformação e o clickbait, foram alguns dos temas abordados na sessão, que foi apresentada pela formadora do Media Lab - Mariana Amorim.

A turma realizou uma atividade de rádio, onde os jovens construíram um noticiário radiofónico TSF, escrevendo e gravando notícias em formato áudio. Participaram, ainda, numa atividade direcionada à comunicação nas redes sociais Twitter e Instagram, para a qual redigiram notícias adaptadas ao formato digital.

Após a atividade prática, os 25 alunos puderam ver e ouvir os trabalhos finais e partilhar opiniões. Manifestaram muito entusiasmo com a iniciativa e vontade de visitar as redações do DN e da TSF, assim que for possível.

A professora Beatriz Sousa ressaltou que "iniciativas desta natureza são uma mais-valia na educação dos jovens por potenciarem um contacto com um meio exterior ao escolar" e acrescentou que "deviam ter mais oportunidades destas", algo que tem vindo a ser limitado pelo atual contexto pandémico. Segundo a professora Helena Brissos "o feedback dos meninos é excelente: Espetacular! Queremos mais.".

O Media Lab - Diário de Notícias - é um projeto de educação não-formal cuja missão visa a promoção da literacia mediática e da informação, através de atividades lúdico-pedagógicas para todos os públicos, em prol de uma participação cívica informada e ativa. Saiba como participar no site do projeto.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG