RTP1 vai ter uma emissão global. SIC e TVI apostam em 'reality shows'

A estação pública vai dar a 'Volta ao Mundo' numa maratona de 22 horas em direto. Dez anos depois, a SIC volta a emitir na última noite do ano um programa pré-gravado - o 'Peso Pesado Teen' - e a TVI terá a final de 'A Quinta'

Caro leitor, se não gosta de ir para festas e prefere ficar em casa na noite de passagem de ano, saiba o que é que as televisões generalistas prepararam para este momento.

Volta ao Mundo 2016. É este o nome do programa que vai encerrar 2015 e começar o novo ano na antena da RTP1. Com a presença de várias caras da estação, este especial em direto terá a duração de 22 horas e acompanhará o réveillon e respetivos fogos de artifício não só nas principais cidades mundiais, mas também em diferentes pontos do país. Começa às 10.00 de hoje e termina às 08.00 de amanhã.

Vanessa Oliveira estará em direto do Rio de Janeiro, no Brasil. "Vou fazer reportagens sobre tradições e costumes, que vão passar ao longo da emissão. A minha meia-noite corresponde às duas da manhã de Portugal e, por essa hora, estarei em direto", explicou a apresentadora ao DN, contando ainda que não lhe podia ter calhado melhor destino. "Quando a RTP me contactou, ainda ninguém tinha falado com a Sónia Araújo [a apresentadora de A Praça vai estar em Nova Iorque, nos EUA]. Eu disse que, se não se importassem, preferia ir para o Rio, uma vez que tinha vindo recentemente da cidade norte-americana", prosseguiu.

Ao mesmo tempo, Álvaro Costa estará em Los Angeles por altura das doze badaladas locais (já de manhã em Portugal). O apresentador do programa da RTP2 Portugal 3.0 dá a conhecer, ao longo do dia de hoje, o trabalho que vários portugueses e lusodescendentes, como Francisco Froes, Nuno Maló e Tony Lima, desenvolvem naquela que é a capital da indústria do cinema norte-americano. "Vamos olhar dessas perspetivas uma cidade extraordinária, onde nomes como o de Nuno Bettencourt [guitarrista português, membro da banda Extreme] fazem parte do cenário local", explica Álvaro Costa.

Já José Carlos Malato foi enviado para o único destino europeu que incluirá a emissão especial da estação pública: Paris. "Na RTP, sabem que tenho uma ligação muito grande à cidade e, por isso, foi-me logo proposto esse destino. Estou contente por estar a trabalhar. Fi-lo durante muitos anos nas urgências do Hospital de S. José [como administrativo] durante essa noite", prosseguiu o apresentador, levantando um pouco do véu do que se poderá ver do seu contributo na capital francesa. "Vou estar com alguns artistas portugueses, provavelmente com o Rúben Alves, realizador do filme A Gaiola Dourada, e com o Hermano Sanches Ruivo, vereador da câmara de Paris. Vou entrar em direto por volta das 23.00 de Portugal [meia-noite em França]", enumerou ainda Malato, que não se mostra preocupado com as questões de segurança.

Não só lá fora, mas também cá dentro. Em Portugal, a RTP vai ter repórteres em várias cidades. Joana Teles estará em Lisboa, Hélder Reis no Porto, Catarina Camacho em Albufeira, Tiago Góes no Funchal, Madeira, e ainda uma outra equipa em Ponta Delgada, Açores.

E se a RTP1 preparou esta Volta ao Mundo 2016, a SIC não prescinde, nem no último dia de 2015, de emitir a sua novela de horário nobre,Coração D"Ouro. No entanto, o programa encarregue de passar a meia-noite com os telespectadores é Peso Pesado Teen, conduzido por Bárbara Guimarães. Desta forma, a estação de Carnaxide volta a optar, depois de dez anos de emissões em direto, por um programa pré-gravado para a passagem de ano. Além de se focar em dois dias que os concorrentes e treinadores passaram na Serra de Sintra, o reality show contará com Ana Malhoa como convidada especial. E ainda haverá tempo para a última expulsão antes da grande final, exibida no próximo domingo.

Por fim, e como já vem sendo hábito nos últimos seis anos, a TVI volta a apostar na final de um reality show. Desta vez, o formato é outro - A Quinta -, embora a apresentadora seja a mesma: Teresa Guilherme. Alguns convidados musicais vão passar pela Venda do Pinheiro, como Leando e Melão, e ficará ainda a conhecer-se o vencedor do rurality show. Marta Cruz, Gonçalo Quinaz, Kelly Medeiros e Romana são os finalistas. Um deles sairá com 20 mil euros no bolso.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG