Há outra Ramsay a dar que falar. Matilda, a nova estrela da BBC

Programa de culinária da filha de Gordon Ramsay já levou a BBC a estender o seu contrato e já lhe valeu duas nomeações para os BAFTA

"Os meus filhos safam-se bem na cozinha. Ensiná-los a cozinhar de forma saudável foi fundamental. Aos fins-de-semana, torna-se competitivo lá em casa porque eles todos gostam de cozinhar para mim e para a minha mulher. A minha filha mais nova é especialmente fantástica. Há ali algo de mim nela". E a avaliar pelo corrente ano, Gordon Ramsay parece ter razão no que diz.

Aos 13 anos, Matilda, a filha mais nova do chef britânico, tem dado que falar ao seguir os passos do pai no mundo da gastronomia. Não só se estreou a solo na TV com o seu próprio programa de culinária, no canal infantil da BBC, CBBC, em abril, como a popularidade de Matilda And The Ramsay Bunch fez com que a estação pública britânica estendesse o contrato com a jovem por mais dois anos, ainda a primeira temporada do seu formato não ia a meio.

Mais: a mais nova do clã Ramsay - fruto do casamento do chef com Tana, à semelhança dos outros três filhos, Megan, Holly e Jack - foi recentemente nomeada para dois prémios na edição infantil dos BAFTA pelo seu programa, que regressa no próximo ano com a segunda temporada. "É uma honra estar nomeada para estes prémios. Espero que o meu pai não fique demasiado invejoso", brincou Tilly, alcunha pela qual também é conhecida, na sua página do Twitter.

Já cozinho há oito anos. É algo que eu adoro fazer. O meu pai ensinou-me tanta coisa e tem-me dado muitos conselhos e dicas

Maçarocas de milho com queijo cheddar e coentros; cupcakes com gelado; entrecosto pegajoso; brownies; pretzels com açucar de canela; dumplings; sandes de peixe; hambúrgueres com molho pesto ou pimentos recheados com arroz, mozzarella e feijão são alguns dos pratos efetuados pela mais nova dos Ramsay, que cozinha desde os seis anos, em Matilda And The Ramsay Bunch, ela que, desde sempre, recebeu do pai o gosto pelos culinária.

"Lembro-me de estar a ver as gravações do programa da Tily e de ela dizer para a câmara: 'A comida do pai é sofisticada, mas a minha é comida verdadeira'. [risos] Ela tem um programa de TV aos 13 anos. Tem todas as qualidades necessárias para ser uma grande chef. Se me tivessem colocado uma câmara à frente quando eu tinha a idade dela, já naquela altura eu provavelmente teria dito: "Vão à m*rda"", explicou, com orgulho, Gordon Ramsay. "Daqui a 20 anos, espero divertir-me com a Matilda na cozinha e não estar ali com a minha bengala, a respirar oxigénio de uma máscara, preocupado com o meu bypass no coração", acrescentou o anfitrião de programas de culinária de sucesso como Kitchen Nightmares.

Apesar de se mostrar satisfeito com o ano que a filha tem tido, Gordon Ramsay sabe que os estudos são igualmente importantes. É por isso que o programa da CBBC foi gravado por Matilda durante as férias escolares e perto do pai, em Los Angeles, onde Gordon estava a filmar mais uma temporada do Masterchef norte-americano.

Numa altura em que surgem rumores de que a jovem de 13 anos se prepara para lançar o seu primeiro livro de culinária, Matilda Ramsay contou ao jornal The Irish Sun que tem muito a agradecer ao progenitor: "Já cozinho há oito anos. É algo que eu adoro fazer. O meu pai ensinou-me tanta coisa e tem-me dado muitos conselhos e dicas", disse Tilly. E ainda brincou: "Acho que, lá em casa, sou definitivamente, a melhor cozinheira. O pai e a mãe vêm em segundo". A nova estrela da BBC ainda falou sobre a personalidade forte de Gordon Ramsay nos seus programas. "O meu pai é um durão no exterior mas um doce no interior. A minha mãe é que veste as calças lá em casa, ela é a única de quem ele tem medo. Ele é rígido no bom sentido. Ela é mais rígida do que ele", riu-se a britânica.

Leia mais na edição impressa ou e-paper do DN.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG