Exclusivo Facebook. Os algoritmos não explicam tudo

Como funciona o Facebook? Escrito por duas jornalistas do New York Times, An Ugly Truth é um livro precioso para desmontar um sistema de (des)informação capaz de perverter os valores democráticos.

Há alguns anos, comentando o argumento que escreveu para A Rede Social (2010), o filme de David Fincher sobre a criação do Facebook, Aaron Sorkin fez uma curiosa observação: "O que me atraiu foi, com um pano de fundo muito moderno, encontrar uma história tão antiga como a própria arte de contar histórias - sobre amizade, lealdade, poder, traição, classe, ciúme, todas essas coisas sobre as quais escreveram Ésquilo ou Shakespeare..."

Dir-se-ia que, agora em livro, encontramos um prolongamento do prodigioso trabalho de Sorkin (Óscar de argumento adaptado). Em An Ugly Truth (The Bridge Street Press, Londres, 2021), Sheera Frenkel e Cecilia Kang oferecem-nos 300 páginas vertiginosas sobre o Facebook, mais exatamente sobre a dramática evolução da plataforma digital de Mark Zuckerberg - de uma "brincadeira" de estudantes universitários até à condição de entidade suscetível de viciar os mecanismos da democracia política.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG