Uma manhã diferente para alunos do St. Julian's School

Os alunos do 3.º ano do Colégio Saint Julian's foram os protagonistas da sessão desta quinta-feira no Media Lab. Com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, os mais pequenos vestiram com rigor o papel de jornalistas e aceitaram o desafio - criar a primeira página de um jornal.

Esta tarefa, além de exigir concentração e algum trabalho de pesquisa e seleção, é também definida como um trabalho de caráter prático. As metas curriculares de Português para 3.º ano exigem aos alunos alguma compreensão face aos órgãos de comunicação social.

Por vezes o processo de aprendizagem revela-se complexo. Desse modo e através de atividades didáticas, os alunos colocam em prática os seus conhecimentos teóricos - neste caso no campo dos media - em prática.

A criação da primeira página foi o exercício desenvolvido pelos jovens. Tendo em conta a faixa etária dos alunos, houve um devido acompanhamento feito pelos oradores do Media Lab.

Os alunos foram presentiados com o filme "um dia no DN", que retrata o quotiadiano de um jornalista e o ciclo dos textos informativos.

A notícia como género jornalístico carateriza-se por uma linguagem direta e informal de carácter informativo, o que envolve o cumprimento de determinadas normas na sua execuação.

Os alunos realizaram a visita à redação, ficando a conhecer algumas das atividades ali realizadas. O espaço, além de dividido em várias editorias, contém também um estúdio onde são gravadas imagens sobre a atualidade.

A redação dispõe de uma sala de reuniãoes, utiizada por jornalistas, editores e diretores para a dicussão de notícias e temas irão construir o jornal do dia seguinte.

Os alunos do colégio Saint Julian's executaram com sucesso o desafio lançado pelo Media Lab - construir a primeira página de um jornal.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG