Educação e os novos media
Educar e consciencializar os mais novos para as funcionalidades e riscos da Internet é um dos princípios da literacia mediática.
A capacidade de aceder aos media utilizando um sentido crítico, permite aos seus utilizadores a avaliação correta dos conteúdos que são veiculados no mundo digital.
A sessão desta sexta-feira no Media Lab foi dirigida aos alunos do 8.º ano do Colégio do Bom Sucesso, que assumindo o papel de jornalistas, realizaram o workshop "Faz a tua 1ª página".
Os jovens assistiram à visualização do documentário "A história do Diário de Notícias" que, de modo geral, refere os feitos associados ao jornal - sociais, desportivos, culturais - fazendo uma comparação do que foi o jornal durante o último século e o que este é e representa na atualidade.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
As editorias Portugal, Economia e Desporto foram as mais pesquisadas e trabalhadas pelos mais novos. Como tema de relevo para a manchete, os jovens selecionaram a secção Portugal. Esta escolha foi baseada nos critérios que constituem a notícia - proximidade, atualidade, relevância e novidade.
Cada vez mais os jovens utilizam como ferramenta de trabalho e estudo a Internet. Este meio transformou-se numa parte integral da sua identidade social e pessoal.
O espaço virtual é ilimitado, tendo enúmeras ferramentas e potencialidades mas também alguns riscos. A publicidade enganosa, criação de falsas identidades e o cyberbulling são alguns dos perigos associados ao mundo online.
Um dos elementos fundamentais, seja do jornalismo impresso ou digital é a escrita. Esta foi uma das tecnologias de comunicação mais importantes para a evolução da humanidade, marcando o seu desenvolvimento e abrindo espaço para o conceito de comunicação em massa.