Colégio Valsassina estreia Media Lab

A comemorar cinco anos de existência, o Media Lab voltou a abrir as portas para os estudantes possam "vestir a pele" de jornalistas por um dia.

A estreia neste ano letivo de 2014/15 no workshop "Faz a tua primeira página" coube aos 22 alunos da turma C do 6.º ano do Colégio Valsassina.

A sessão no Media Lab foi iniciada com a visualização de um vídeo informativo sobre o trabalho dentro de uma redação e a importância e veracidade dos conteúdos noticiosos. De seguida, os alunos já organizados em grupos de dois elementos, foram encaminhados pelos orientadores, iniciando a construção da primeira página do seu jornal.

O ponto de partida para a execução do trabalho foi a plataforma online do DN. Os alunos, de forma autónoma, escolhiam uma notícia de qualquer uma das secções existentes no site, de modo a reproduzirem manchetes, destaques fotográficos e chamadas, dando origem ao coração do jornal, a primeira capa. Um trabalho oportuno pois, como explicou a professora de Português, Carla Almeida, a turma está neste momento a aprender o texto jornalístico nas suas aulas.

Alexandre e Pedro, ambos com 11 anos, falam na experiência como algo "a repetir". Bruno, de 10, questionado sobre a escolha dos assuntos da sua primeira página, refere a importância de "estarmos atentos ao que dizem sobre o clima, pois ele vai estar sempre a mudar".

Quando terminaram a elaboração da primeira página, os alunos dirigiram-se à redação do jornal, ficando assim a conhecer algumas curiosidades sobre o espaço.

Não foi a primeira vez que este grupo participou nesta iniciativa. O mesmo aconteceu quando frequentavam o 3.º ano do ensino primário. No entanto, afirmam "ser mais fácil agora construir uma notícia".

No final, assistiram à entrega por parte dos orientadores das suas primeiras páginas em formato impresso. Os alunos ficaram satisfeitos com o resultado final, deixando o desejo em regressar ao Diário de Notícias.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG