Abrir horizontes do Jornalismo a jovens alunos

Os alunos da Escola Profissional de Almada e da Escola Básica Vale Aveiras vieram ao Diário de Notícias, esta sexta-feira, participar nos workshops "Faz a tua 1.ª Página" e "Ecojornalistas: Missão 3R", respetivamente.

A equipa do Media Lab começou por mostrar aos jovens a importância de se ter acesso à informação e de se confirmar, em várias fontes, a veracidade da mesma. Durante um fórum de debate, todos os alunos partilharam as suas opiniões e experiências relacionadas com temas como as redes sociais e os perigos que estas acarretam, a produção e o consumo de informação e as vantagens e desvantagens do uso da internet.

Da parte da manhã, os alunos de Almada escreveram notícias de primeira página com temas que abrangeram todas as editorias existentes no DN, como por exemplo economia, política, artes, desporto, entre outros. Segundo a professora de Português Liliete Santos, "os alunos aqui conseguem experienciar o que é escrever uma notícia e o que é o mundo do jornalismo. A partir de hoje eles já vão conseguir olhar de uma forma diferente quer para a forma como as notícias são transmitidas, quer para a própria informação que leem no jornal ou na internet." Na visita da tarde, os jovens de Aveiras de Cima foram os protagonistas de mais uma sessão Valorsul, como tal, redigiram notícias centradas na reciclagem, nos 3 R's e na ecologia. "Aprendi como se divide e organiza a 1.ª página de um jornal", disse o aluno Pedro Mourato, da escola de Aveiras de Cima.

Um dos pontos altos das visitas, tanto para alunos como para professores, foi a ida à redação do DN, local onde jornalistas, editores e paginadores trabalham diariamente na produção de informação. "Quando era mais nova fui à redação do Diário de Notícias do Funchal, mas não tem nada a ver com esta, principalmente a nível de tamanho. Por mais que uma pessoa idealize, nunca consegue imaginar como é que é realmente a redação de um jornal, principalmente de um grande jornal como é o Diário de Notícias. Eu fiquei encantada com o espaço", confessou ao DN a professora de Matemática Patrícia Machado.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG